Histórico


O primeiro Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas ocorreu em novembro de 2008. Na ocasião, foram realizamos algumas mesas com temáticas relevantes tanto no fazer científico, quanto na relação com os movimentos sociais: “Materialismo Histórico Dialético na Contemporaneidade”, “Marxismo e Movimento Sociais” e “Rearticulação dos Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas”. Para tal, contamos com a presença de professores investigadores das referidas temáticas e militantes de movimentos sociais dos seguintes grupos: Núcleo de Documentação e Movimentos Sociais da UFPE (NDMS/UFPE), Grupo Filosófica da Práxis, (Filosofia/UFPE), Grupo de Estudos sobre o Trabalho - GET (Serviço Social/UFPE), CETROS (Centros de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (UECE/Fortaleza), bem como o grupo organizador, o GEMA/UFPE.
A partir desse evento que teve uma importante participação dos estudantes do Centro de Educação, bem como dos grupos acima mencionados, percebemos a necessidade de aprofundar, durante o segundo encontro, alguns procedimentos metodológicos e desenvolver um objetivo fundamental, que é o fortalecimento dos grupos de estudos e pesquisas comprometidos com a crítica à realidade e a intervenção na mesma.
Em nosso segundo encontro buscamos a partir do materialismo dialético histórico, um componente fundamental para compreender a realidade, debatendo sobre o papel dos sujeitos transformadores da história. No Segundo EPMARX desenvolvemos as seguintes mesas: “Sujeito revolucionário: quais os desafios na atualidade?”; “Todo o educador deve ser educado”; “Movimentos Sociais e o sujeito revolucionário”; “Desafios da formação sob a perspectiva marxista”.
No terceiro evento tentamos compreender as turbulências ocorridas nos últimos anos, pelo mundo, como na Grécia, Chile, Tunísia, entre tantos outros. O proletariado reassume um papel de destaque nesses últimos tempos e nos desafia a entendermos nossa inserção local, como uma resposta que vá além desta, uma resposta verdadeiramente internacionalista. Tivemos como tema do evento “Grécia, Egito, o mundo em movimento. O internacionalismo proletário e seus desafios” e desenvolvemos as seguintes mesas: “O Internacionalismo Proletário e seus desafios”;  “A atualidade do trabalho no mundo”; “Movimentos Sociais e Internacionalismo”;  “A Relação entre o local e o internacional na construção do Socialismo”.

O IV EPMARX teve como tema “Revolução: Utopia ou possibilidade histórica?” e sua extensão nas seguintes mesas: “Revolução: utopia ou possibilidade histórica?”; “O Brasil e a questão da revolução”; “Os movimentos sociais e a questão da estratégia revolucionária”; “Revoluções se aprende: relações entre revolução e educação”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário